O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Aqui, onde indefinido, agora, que é quase quando.
Gilberto Gil
Gilberto Gil (1942) é um dos mais importantes músicos brasileiros, cantor, compositor e instrumentista, lançou 57 álbuns e recebeu diversos prêmios da música, entre eles, oito Grammys.
Frases e citações
Coisa mais linda nesse mundo É sair por um segundo E te encontrar por aí.
Drão Drão, O amor da gente como um grão Uma semente de ilusão Tem que morrer pra germinar Plantar n'algum lugar Ressuscitar no chão Nossa semeadura Quem poderá fazer Aquele amor morrer Nossa caminhadura Dura caminhada Pela estrada escura Drão, Não pense na separação Não despedace o coração O verdadeiro amor é vão Estende-se infinito Imenso monolito Nossa arquitetura Quem poderá fazer Aquele amor morrer Nossa caminha dura Cama de tatame Pela vida afora Drão, Os meninos são todos sãos Os pecados são todos meus Deus sabe a minha confissão Não há o que perdoar Por isso mesmo é que há De haver mais compaixão Quem poderá fazer Aquele amor morrer Se o amor é como um grão Morre, nasce trigo Vive, morre pão Drão.
"O Amor Aqui de Casa" A menstruação não desce A chuva não dá sinal Quem seu mal no mel padece Seu bem conserva no sal Vai doer de novo o parto Vai secar de novo o açude Vida aqui tem sala e quarto Quem não couber que se mude O amor daqui de casa Tem um sentimento forte Que nem gemido na telha Quando sopra o vento norte Que nem choro de boi morto Três dias depois da morte Quem só conhece o conforto Não merece boa sorte O amor daqui de casa Tem um sentimento forte Com gosto de umbu travoso Com cheiro de couro cru O amor daqui de casa Bate asas no verão Faz parte da natureza É arte do coração (Letra de Gilberto Gil para o tema de Darlene do Filme: "Eu, Tu Eles")
Quem poderá fazer, aquele amor morrer, se o amor é como um grão. Morre, nasce trigo, Vive, morre pão.
Tu, pessoa nefasta Vê se afasta teu mal Teu astral que se arrasta tão baixo no chão Tu, pessoa nefasta Tens a aura da besta Essa alma bissexta, essa cara de cão Reza Chama pelo teu guia Ganha fé, sai a pé, vai até a Bahia Cai aos pés do Senhor do Bonfim Dobra Teus joelhos cem vezes Faz as pazes com os deuses Carrega contigo uma figa de puro marfim Pede que te façam propícia Que retirem a cobiça, a preguiça, a malícia, a polícia de cima de ti Basta Ver-te em teu mundo interno Pra sacar teu inferno Teu inferno é aqui Pessoa nefasta Tu, pessoa nefasta Gasta um dia da vida Tratando a ferida do teu coração Tu, pessoa nefasta Faz o espírito obeso Correr, perder peso, curar, ficar são Solta Com a alma no espaço Vagarás, vagarás, te tornarás bagaço Pedaço de tábua no mar Dia, após dia boiando Acabarás perdendo a ansiedade, a saudade A vontade de ser e de estar Livre Das dentadas do mundo Já não terás, no fundo, desejo profundo Por nada que não seja bom Não mais Que um pedaço de tábua A boiar sobre as águas Sem destino nenhum Pessoa nefasta
Rebento subtantivo abstrato O ato, a criação, o seu momento Como uma estrela nova e o seu barato que só Deus sabe, lá no firmamento Rebento Tudo o que nasce é Rebento Tudo que brota, que vinga, que medra Rebento claro como flor na terra, rebento farto como trigo ao vento Outras vezes rebento simplesmente no presente do indicativo Como as correntes de um cão furioso, ou as mãos de um lavrador ativo às vezes mesmo perigosamente como acidente em forno radioativo Às vezes, só porque fico nervosa, rebento às vezes, somente porque estou VIVA! Rebento, a reação imediata a cada sensação de abatimento Rebento, o coração dizendo: Bata! a cada bofetão do sofrimento Rebento, esse trovão dentro da mata e a imensidão do som nesse momento
Eu não quero mais chorar Por causa de um amor qualquer Minha dor tem que acabar No Carnaval, se Deus quiser
Minhas ambições são dez Dez corações de uma vez Pra eu poder me apaixonar
Não quero mais ser feliz se feliz Quer dizer sem você [in "Assimétrica"]
Amarra o teu arado a uma estrela E os tempos darão Safras e safras de sonhos Quilos e quilos de amor [in "Amarra o teu arado a uma estrela"]
Coisa mais linda nesse mundo É sair por um segundo E te encontrar por aí.
"deus me livre de ter medo agora Depois que eu já me joguei no mundo deus me livre de ter medo agora Depois que eu já pus os pés no fundo Se você cair não tenha medo O mundo é fundo Quem pisar no fundo encontra a porta Do fim de tudo Bem junto da porta está São Pedro No fim do fundo, fim do fundo Findo!"
"Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós."
Pela lente do amor Uma grande angular Vejo ao lado, acima e atrás Pela lente do amor Sou capaz de enxergar Toda moça em todo rapaz Pela lente do amor Vejo tudo crescer Vejo a vida mil vezes melhor Pela lente do amor Até vejo você Numa estrela da Ursa Maior Abrir o ângulo, fechar o foco sobre a vida Transcender, pela lente do amor Sair do cético, encontrar um beco sem saída Transcender, pela lente do amor Do amor Pela lente do amor Pela lente do amor Pela lente do amor Sou capaz de entender Os detalhes da alma de alguém Pela lente do amor Vejo a flor me dizer Que ainda posso enxergar mais além Pela lente do amor Vejo a cor do prazer Vejo a dor com a cara que tem Pela lente do amor Vejo o barco correr Pelas águas do mal e do bem Mostrar ao médico, encarar, curar sua ferida Transcender, pela lente do amor Cantar o mântrico, pagar o cármico na lida Transcender, pela lente do amor Do amor Pela lente do amor Pela lente do amor
Não desespere quando a vida fere fere nenhum mágico interferirá / Se a vida fere com a sensação do brilho de repente a gente brilhará.
"Quem sabe o super homem venha nos restituir a glória, mudando como um deus o curso da história, por causa da mulher..."
"O melhor lugar do mundo é aqui, e agora".
Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós.
"Há de surgir uma estrela no céu cada vez que ocê sorrir, Há de apagar uma estrela no céu cada vez que ocê chorar... O contrário também bem que pode acontecer, De uma estrela brilhar quando a lágrima cair Ou então de uma estrela cadente se jogar, Só pra ver a flor do seu sorriso se abrir"
VAMOS FUGIR Vamos fugir Deste lugar, baby Vamos fugir Tô cansado de esperar Que você me carregue Vamos fugir Proutro lugar, baby Vamos fugir Pronde quer que você vá Que você me carregue Pois diga que irá Irajá, Irajá Pronde eu só veja você Você veja a mim só Marajó, Marajó Qualquer outro lugar comum Outro lugar qualquer Guaporé, Guaporé Qualquer outro lugar ao sol Outro lugar ao sul Céu azul, céu azul Onde haja só meu corpo nu Junto ao seu corpo nu Vamos fugir Proutro lugar, baby Vamos fugir Pronde haja um tobogã Onde a gente escorregue Todo dia de manhã Flores que a gente regue Uma banda de maçã Outra banda de reggae
Não é Natal Nem ano bom Nem um sinal no céu Nenhum armagedom Nenhuma data especial Nenhum ET brincando aqui No meu quintal Nada de mais Nada de mal Ninguém comigo Além da solidão Nem mesmo um verso original Pra te dizer E começar uma canção Refrão: Só chamei porque te amo Só chamei porque É grande a paixão Só chamei porque te amo Lá bem fundo Fundo do meu coração Nem carnaval Nem São João Nenhum balão no céu Nem luar no sertão Nenhuma foto no jornal Nenhuma nota na coluna social Nenhuma múmia se mexeu Nenhum milagre da ciência Aconteceu Nenhum motivo nem razão Quando a saudade vem Não tem explicação (Refrão) I just called To say I love you I just called To say how much I care I just called To say I love you And I mean it From the bottom Of my heart Só chamei porque te amo I just called Porque é grande a paixão I just called Porque te amo Lá bem fundo Fundo Do meu coração
Se os frutos produzidos pela terra Ainda não são Tão doces e polpudos quanto as peras Da tua ilusão Amarra o teu arado a uma estrela E os tempos darão Safras e safras de sonhos Quilos e quilos de amor Noutros planetas risonhos Outras espécies de dor
REFAZENDA Abacateiro acataremos teu ato Nós também somos do mato como o pato e o leão Aguardaremos brincaremos no regato Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração Abacateiro teu recolhimento é justamente O significado da palavra temporão Enquanto o tempo não trouxer teu abacate Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão Abacateiro sabes ao que estou me referindo Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também Abacateiro serás meu parceiro solitário Nesse itinerário da leveza pelo ar Abacateiro saiba que na refazenda Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar Refazendo tudo Refazenda Refazenda toda Guariroba
Ne eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o túnel Do tempo do seu olhar.
"... Se a vida fere com a sensação do brilho De repente a gente brilhará"
Quem quer ser mais do que é,um dia há de sofrer
O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Aqui, onde indefinido, agora, que é quase quando. Quando ser leve ou pesado, deixa de fazer sentido.
Não se impaciente O que a gente sente, sente Ainda que não se tente afetará O afeto é fogo E o modo do fogo é quente E de repente a gente queimará
A paz invadiu o meu coração De repente me encheu de paz... Eu pensei em mim Eu pensei em ti Eu chorei por nós... Eu vim Vim parar na beira do cais Onde a estrada chegou ao fim Onde o fim da tarde é lilás
"Tem gente que toma um ácido e tem a pior onda da sua vida. É uma experiência individual. Não há receita. É como você se coloca para aquilo, como se deixa levar pelas ilusões possíveis e existentes."
Minha princesa, quanta beleza coube a ti Minha princesa, quanta tristeza coube a mim
O povo sabe o que quer Mas o povo também quer o que não sabe.
Louvando o que bem merece / deixo o que é ruim de lado
Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver.
Falam tanto numa nova era Quase esquecem do eterno é.
O branco inventou que o negro, quando não suja na entrada, vai sujar na saída. (...) Imagina só, que mentira danada!
Territórios e conexões
Qualidade e enriquecimento
Ver dados brutos Wikidata
{
"dados_json": {
"description": "cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e pol\u00edtico brasileiro",
"features": [
{
"id": "all_labels",
"value": 100
}
],
"id": "Q221479",
"match": false,
"name": "Gilberto Gil",
"score": 100.0,
"type": [
{
"id": "Q5",
"name": "humano"
}
]
},
"descricao": "cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e pol\u00edtico brasileiro",
"nome": "Gilberto Gil",
"ranking": 1,
"score": 100.0,
"tipo_wikidata_id": "Q5",
"tipo_wikidata_nome": "humano",
"wikidata_id": "Q221479"
}